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Claro Comissionamento

Cases

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Software online desenvolvido pela Infront para a Allied Technology que apura e documenta comissões de vendas dos revendedores autorizados da Claro no Brasil.

Com o objetivo de facilitar a comunicação e informatizar a apuração de comissões de vendas de uma grande marca, a Infront - empresa especializada no desenvolvimento de soluções inteligentes em tecnologia da informação - criou o sistema Claro Comissionamento para a Allied Technology Brazil.

A Allied Technology Brazil é o maior e mais experiente provedora de equipamentos tecnológicos do país, possui compromisso e foco na excelência de soluções para logística, prestação de serviços para fabricantes, operadoras de telefonia e varejistas.

Claro Comissionamento: Da informatização de processos à criação de uma nova metodologia.

Os cálculos de comissões, análise e gestão financeira eram feitos de forma manual entre a Allied e a Claro antes da implementação do software Claro Comissionamento.

A partir do novo sistema, todo processo de cálculos, apuração de períodos e a produção de relatórios complexos passaram a ser feitos com extrema rapidez.

Além da velocidade no processamento e documentação gerada, o sistema Claro Comissionamento está integrado com o E.R.P. da Allied, garantindo cargas de dados 100% fidedignos com as vendas reais nas lojas espalhadas pelo Brasil.

Esta mudança de metodologia e a exatidão dos dados gerados pelo sistema reduziu de sobremaneira as situações de divergência nos cálculos de comissões, vendas de aparelhos celular, planos e serviços da Claro.

O uso do novo sistema facilita o bom entendimento e a relação comercial entre as partes envolvidas.

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Potencial de Business Intelligence para todas as áreas de uma grande empresa

Quando a Infront criou o sistema Claro Comissionamento para Allied, o objetivo não era apenas o desenvolvimento de um software gestor de comissões entre a Allied e a Claro. Por sua integração nativa com o E.R.P. Allied, bem como o recebimento de várias outras cargas de dados e informações geradas pelos operadores Allied, o sistema Claro Comissionamento permite a produção de uma infinidade de relatórios complexos para a tomada de decisões em todas as áreas da gestão Claro na Allied.

Exemplos de relatórios que podem ser gerados: aparelhos mais vendidos, planos e serviços mais utilizados, média de tempo de estoque de produtos específicos, etc. Os relatórios gerados ainda podem podem ser filtrados por uma quantidade enorme de fatores, tais como regiões, datas e perfil de clientes, etc.

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Os principais recursos do Claro Comissionamento:

  • Integração automática com o ERP Allied;
  • Acompanhamento Completo de Estoque e Vendas;
  • Gestão de Eventos Financeiros de Comissionamento
  • Ficha Completa do Pedido do Cliente;
  • Alertas de Falhas na Utilização do Sistema;
  • Gestão de Contestações sob os Valores Apurados;
  • Processamento Simulado e Real de Períodos;
  • Relatórios de Business Inteligence;
  • Exportação de Dados em Planilhas Office;
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DETALHAMENTO FERRAMENTAS E FUNCIONALIDADES

O sistema Allied de Controle de Comissionamento Claro substitui o processo manual e complexo de contabilização de comissões de pedidos da Claro por um software online integrado ao ERP da empresa. São inúmeras funcionalidades, como: controle de estoque, controle de vendas, gestão de planos, eventos financeiros, bonificação Promo Memo e Meta Bônus, ocorrências, sistema de alertas, ficha do pedido, controle de contestação e processamento de pedidos. A seguir, conheça um pouco de cada um.

Controle de estoque: Entrada e saída de produtos e controle de compra e venda

A ferramenta de estoque faz o controle da entrada do produto no sistema. Do momento da compra de um produto pela Allied, passando pela nota fiscal, tipo de faturamento, valores e data da compra. O sistema mantém informado, ainda, um quadro de alerta de estoque de mercadorias, como aqueles que têm menos e mais permanência nesse cenário.

Controle de vendas: atualização diária das compras dos clientes

O sistema Claro Comissionamento interage de forma automática com o E.R.P. da Allied e recebe diariamente a carga de produtos vendidos, que é apresentada de maneira detalhada como o movimento de venda diário, produtos e valores pagos a cada compra.

Gestão de planos: banco de dados dos clientes atualizado

O sistema Claro Comissionamento fornece uma ferramenta completa para a gestão do banco de dados de planos comercializados pela empresa, sendo fundamental para a confirmação das cargas de dados e cálculo de comissões relativas aos planos.

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Eventos financeiros: flexibilidade para a gestão de comissões agora e no futuro

Para cumprir o objetivo de calcular os valores corretos de comissionamento das vendas de produtos ou planos, o sistema possui um completo e complexo banco de dados de eventos financeiros geradores de comissionamento de acordo com as regras de negócio entre a Allied e a Claro. Além da eficiência no cálculo e na identificação das situações geradoras de comissão, o sistema Claro Comissionamento foi desenvolvido com a preocupação de permitir mudanças futuras nas regras de comissionamento. Os eventos financeiros podem ser ativados, desativados e modificados sem prejudicar os períodos anteriores já apurados.

Bonificação Promo Memo e Meta Bônus

O sistema bonifica as compras na Allied através de eventos relacionados com as metas de vendas e promoções em parceria com a Claro. Na ferramenta Promo Memo, por exemplo, é possível cadastrar promoções com data de início e fim, o portfólio de produtos dos combos vendidos e os valores temporários destes produtos. Já na ferramenta Meta Bônus, é possível cadastrar as metas de vendas combinadas entre a Allied e a Claro, o período de atividade da meta e os valores a serem bonificados nas vendas.

Ocorrências: os operadores registram atualizações

O sistema Claro Comissionamento também possui uma ferramenta de gestão de ocorrências, onde os operadores podem registrar diversos tipos de ocorrências relacionadas a atualização de pedidos gerenciados pelo sistema. Em outras palavras, é o possível associar uma ocorrência a um determinado número de pedido e quando esse pedido entrar no sistema para processamento a ocorrência modifica automaticamente determinada característica do pedido.

Sistema de Alertas

O Claro Comissionamento possui um sistema de alertas para auxiliar o uso diário da gestão dos dados fundamentais, como o banco de dados de planos, produtos e notas fiscais. Além do alerta visual, com link para o problema identificado, o sistema ainda envia e-mails setorizados de acordo com os perfis dos operadores e sua participação no processo controlado pelo Claro Comissionamento.

A seguir um exemplo de um alerta de processamento onde o sistema identifica a falha e auxilia o operador informando como corrigir o problema.

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Ficha do Pedido

A ficha do pedido é uma das interfaces mais importantes do sistema Claro Comissionamento. Seu objetivo é unificar as informações de um pedido de forma organizada e setorizada para facilitar a interação Allied x Claro.

A ficha apresenta todos os dados da compra, as características dos produtos e serviços adquiridos, bem como os resultados financeiros gerados pelo cálculo de comissão.

Controle de Contestação Claro

O sistema Claro Comissionamento permite documentar não só o cálculo automático de comissões, mas também toda negociação do pagamento de comissões pedido a pedido. Para isso, foi criado um sistema de controle de contestações que permite ao operador alterar os dados resultantes dos eventos financeiros de acordo com a negociação direta com a Claro e desta forma sobrescrever as rotinas automáticas de cálculo de comissão.

Processamento de pedidos

O processamento é a etapa em que o sistema compila todos os dados de comissionamento de um determinado período mensal.

Existem dois eventos de processamento contemplados no sistema. O “processamento simulado” serve para gerar os cálculos de comissão sem o fechamento real dos pedidos no período. Desta forma as comissões apuradas ainda podem ser modificadas de acordo com uma eventual negociação caso a caso com a Claro.

O “processamento de fechamento” consiste no encerramento oficial da apuração do período, não sendo mais possível modificar as características dos pedidos.


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